MITO OU VERDADE: BASTA UMA MAÇÃ PODRE PARA ESTRAGAR TODAS AS OUTRAS?

MITO OU VERDADE: BASTA UMA MAÇÃ PODRE PARA ESTRAGAR TODAS AS OUTRAS?

Verdade ??? Maçã Podre Ou "Embolorada" Pode Estragar Todas as Outras Por Perto.


Você já deve ter ouvido que uma maçã podre tem o poder de estragar todas as outras. Essa afirmação é usada como metáfora, muitas vezes, para explicar que uma pessoa de má índole pode prejudicar um grupo inteiro, mas será que a comparação tem sentido? Será mesmo verdade que uma maçã podre estraga as maçãs saudáveis ao seu redor?
A resposta para essa pergunta é afirmativa. Algumas frutas, como maçãs e peras, produzem um hormônio gasoso chamado etileno, que, entre outras coisas, é conhecido por ser um agente de amadurecimento. Quando você guarda as frutas próximas umas das outras, o etileno que cada uma delas emite faz com que as frutas ao lado amadureçam mais rapidamente, e vice-versa.
MITO OU VERDADE: BASTA UMA MAÇÃ PODRE PARA ESTRAGAR TODAS AS OUTRAS?
Imagine uma maçã bem madura, quase podre. Essa fruta produz uma quantidade grande de etileno, certo? Se ela estiver ao lado de outras maçãs não tão maduras assim, a quantidade dessa substância produzida pelas outras vai aumentar o que, consequentemente, vai acelerar o processo de maturação e, inclusive, de apodrecimento.
A mesma lógica pode ser aplicada aos frutos embolorados. Se eles estiverem em contato com outros frutos, o bolor pode passar. Por isso, nesses casos, você deve descartar todas as frutas, para evitar ingerir o fungo que provoca o bolor. Nos dois casos, tanto no de amadurecimento quanto no de bolor, é preciso apenas um fruto estragado para comprometer todos os outros. E mais uma vez a sua mãe tinha razão.
Fonte: megacurioso

Share this post

Post a comment

:ambivalent:
:angry:
:confused:
:content:
:cool:
:crazy:
:cry:
:embarrassed:
:footinmouth:
:frown:
:gasp:
:grin:
:heart:
:hearteyes:
:innocent:
:kiss:
:laughing:
:minifrown:
:minismile:
:moneymouth:
:naughty:
:nerd:
:notamused:
:sarcastic:
:sealed:
:sick:
:slant:
:smile:
:thumbsdown:
:thumbsup:
:wink:
:yuck:
:yum: